• Diamante FM

Pagamento da segunda parcela do 13° do INSS começa em duas semanas

Atualizado: 13 de mai.


O pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai começar a ser pago em duas semanas. Isso quer dizer que, de 25 de maio até 7 de junho, mais de 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).



O extrato com os valores e as datas de pagamento está disponível desde abril. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.


Confira o calendário.
























A 1ª parcela do 13º do INSS é paga sem descontos, ou seja, é exatamente metade do valor do benefício mensal. Já a segunda parcela contém descontos do Imposto de Renda, no caso de quem deve pagar. Quem se aposentou depois, ganha a gratificação de forma proporcional.


Atualmente, existem três meios para as consultas dos benefícios do INSS:

  • telefone

  • site

  • aplicativo

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.


Um outro meio de consultar o 13º salário é por meio do site. Para isso, o segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.


O 13º salário também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial Meu INSS, disponível para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão fornecidos.


Com informações do Midiamax

2 visualizações0 comentário