• Diamante FM

MS tem o melhor resultado na abertura de empresas em 20 anos


Em 2020, Mato Grosso do Sul acumula o melhor resultado na abertura de empresas de toda a série histórica, que começou em 2000. De janeiro a outubro, 6.681 novos estabelecimentos foram constituídos no Estado.


Conforme os dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) divulgados ontem, o montante é 9,5% maior que os 6.098 negócios abertos no mesmo período de 2019 e já supera o resultado de 12 meses de 2015 a 2018.


Para o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o momento é de recuperação das atividades econômicas.


Os números refletem o ânimo da economia neste período após o auge da Covid-19 e seus impactos. Apesar de ainda exigir cautela, o momento é de recuperação e reestruturação das atividades produtivas, mas estamos animados com a movimentação econômica no Estado”, afirma.


A economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF-MS), Daniela Dias, explica que o crescimento do número de empresas é positivo, mas exige cautela.


Temos um resultado bastante positivo em meio à pandemia. As pessoas estão se reinventado e buscando novas oportunidades. Nos momentos de crise existe essa tendência maior da abertura de empresas, muitas abrem e muitas fecham. Outras surgem como alternativa, sem um planejamento de longo prazo. Pode ser considerado um dado positivo do ponto de vista de estratégia, de que as pessoas estão buscando alternativas e enxergando oportunidades. Mas também inspira cautela, porque essa abertura tem de estar condicionada ao planejamento de longo prazo e não apenas na geração de renda”, destaca.


O desempenho do mês passado também alcançou um recorde na série histórica da Junta.


O Estado registrou 766 novos negócios abertos em outubro, melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2000.


Entre os segmentos, o de serviços segue como o que mais abre empresas no Estado, sendo responsável por 62,7% dos novos negócios de outubro, ou 481 em números absolutos.


O comércio abriu 261 empresas, representando 34% do total, e a indústria somou 24 negócios, ou 3,13% do acumulado de outubro.


O comércio varejista de vestuário e acessórios abriu 25 das 766 empresas constituídas no mês passado, mesma quantidade do transporte rodoviário de cargas. Holdings de instituições não financeiras inauguraram 22 negócios, e restaurantes e similares, 21.


Atividade médica ambulatorial de consultas foi o quinto seguimento que mais constituiu empresas em outubro, totalizando 18.


Já entre os municípios, Campo Grande lidera com 45,9% do total de empresas abertas em outubro, seguido por Dourados com 9,14% e Três Lagoas com 4,31%. O quarto município que mais abriu empresas foi Ponta Porã, com 24, e Naviraí aparece em quinto, com 23 novos negócios abertos em outubro.


No acumulado de janeiro a outubro, 3.348 empresas fecharam as portas em Mato Grosso do Sul, o que representa aumento de 34,78% em relação ao ano passado.


Segundo a Semagro, além dos impactos econômicos decorrentes da pandemia da Covid-19, outro fator que tem contribuído para o fechamento das empresas é a extinção de taxas.


Em novembro de 2019, o governo federal extinguiu a cobrança da taxa pelas juntas comerciais brasileiras para fechamento de empresas, determinada pela Lei da Liberdade Econômica – Lei 13.874 de 20/09/2019.


Em outubro de 2020 o Estado teve 323 empresas fechadas, o resultado é 5% inferior ao mesmo período de 2019.


O setor de serviços fechou 51,3% (ou 166 negócios) no mês, seguido pelo comércio, com 44% (143 empresas), e a indústria, com 4,3% (14 empreendimentos).


O comércio varejista de vestuário e acessórios também foi o setor que mais fechou portas em outubro, somando 17 negócios, seguido pelo comércio varejista de produtos alimentícios, com 13, e transporte rodoviário de cargas, com 10.


Seguindo a tendência natural, Campo Grande foi responsável por 43,9% das empresas fechadas em outubro, seguida por Dourados, com 6,8%.

4 visualizações
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS