• Diamante FM

MS tem alerta para onda de calor e umidade do ar chega a 10%


O Estado terá mais um dia de calorão intenso e as cidades registram máxima de 43ºC nesta terça-feira (21). Além disso, o dia será de tempo seco, com a umidade do ar chegando a índices mínimos de 10% em diversos municípios, inclusive na Capital.


O Inmet (Instituto Nacional de


Meteorologia) fez um alerta para a onda de calor em todas as cidades de Mato Grosso do Sul nesta semana. O aviso continua em vigor, quando as cidades registram temperaturas 5ºC acima da média. Na prática, os municípios poderão registrar máximas próximas dos 45ºC no Estado.


O dia será abafado e o índice de umidade relativa do ar chega a 10% no Estado. As cidades de Mato Grosso do Sul registram um clima parecido com o deserto. Só para ter uma ideia, o deserto do Saara tem a umidade do ar com índices entre 14% e 20%.


A chuva deve chegar para aliviar as temperaturas nos próximos dias. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) explica que há previsão do avanço de uma frente fria oceânica, que pode provocar rajadas de vento nas regiões sudoeste, oeste e leste do estado, e uma pequena queda nas temperaturas até quinta (23). “Com baixa probabilidade de ocorrência, não se descartam tempestades isoladas nestas regiões”, informou.


Na próxima semana também há possibilidade de chuvas, entre os dias 28 de setembro e 6 de outubro. “Há probabilidade de chuvas e tempestades isoladas com acumulados entre 5-20 mm, com maiores acumulados no extremo sul e leste do estado devido à termodinâmica, com atuação de sistemas meteorológicos como frente fria, aliado a passagem de cavados”.

1 visualização0 comentário