• Diamante FM

Ministério da Saúde prevê enviar 1,7 milhão de doses da CoronaVac a MS


Mato Grosso do Sul deve receber 1.781.246 doses da CoronaVac, a vacina para Covid-19 – doença causada pelo coronavírus, conforme projeções do Ministério da Saúde. Isso já seria o suficiente para imunizar 890.623 pessoas do grupo de risco de MS. Porém, ainda não há confirmação da quantidade que deve chegar já na primeira remessa,


prevista entre os dias 20 de janeiro e 10 de fevereiro.


Por sua vez, o Ministério da Saúde afirma que podem ocorrer alterações nas quantidades, pois “o Plano de Vacinação é dinâmico. Por isso podem ocorrer ajustes necessários nas fases de distribuição das vacinas e nas indicações de público-alvo, de acordo os cenários já planejados. Considerando a indicação de uso apresentada pelo fabricante, o quantifico de doses entregues e os públicos prioritários já definidos”, informou em nota.


Tanto o Governo de Mato Grosso do Sul como prefeitura de Campo Grande haviam protocolado intenção de compra das vacinas junto ao Instituto, mas aguardavam ainda uma devolutiva do laboratório. Com o contrato assinado com o governo federal, a venda não será possível.


No caso da prefeitura de Campo Grande, se houver interesse em distribuição própria de doses para os moradores, outra fabricante de vacinas deverá ser consultada. No Brasil, além da Coronavac, há pedido de uso emergencial na Avisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) da vacina de Oxford. A reportagem questionou a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) a respeito da intenção de compra, e aguarda retorno.


O Ministério da Saúde informou ao Jornal Midiamax que as doses devem ser distribuídas a MS no prazo de até 5 dias após a liberação para uso emergencial da vacina pela Anvisa.


A previsão da SES (Secretaria Estadual de Saúde) é de que a imunização comece em até 48 horas após a chegada das doses, de forma simultânea em todo o Estado. Para isso, foi montada uma força-tarefa na logística, envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, com uso de barcos e até avião para que os imunizantes cheguem de forma rápida e segura a todas as regiões de MS.


A SES garantiu ainda que possui estoque de 2.526.393 agulhas e seringas, que já é o suficiente para a imunização do grupo prioritário. Além disso, está com processo de licitação em andamento para aquisição de mais 5 milhões.

3 visualizações0 comentário
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS