• Diamante FM

Músicos de Mato Grosso do Sul se apresentam na Expo Dubai


Os participantes do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, de Corumbá (MS), juntamente com outros integrantes do Programa Vale Música, levarão os visitantes da Expo Dubai para um passeio musical pelas paisagens e cultura regional brasileiras. Os jovens se apresentam em dois concertos, nos dias 19 e 20 de fevereiro, no Dubai Millennium Amphitheatre. Levado pela música, o Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, um dos compositores sul-americanos mais conhecidos de todos os tempos, conduzirá o público em uma viagem encantada pela riqueza natural brasileira, através dos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica, chegando, em um doce balanço, ao Rio de Janeiro.


As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os concertos serão transmitidos pelo canal da Expo Dubai, às 17h no horário dos Emirados Árabes, ou às 10h no horário de Brasília.


Os biomas também simbolizam os estados de origem dos participantes - Pará, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo. A orquestra, composta por 45 jovens músicos, será regida pelos maestros Eduardo Martinelli (MS), Renan Cardoso (PA) e Eduardo Lucas da Silva (ES), e terá como spallas Caio Fortunato, Igor Amaro e Lucas Anízio, respectivamente.


Os 15 músicos de Mato Grosso do Sul, que integram a Orquestra de Câmara do Pantanal e se apresentarão no Dubai Millennium Amphitheatre, são: Eduardo Martinelli (maestro), Caio Fortunato de Haro (violino), Gleison da Silva Ferreira (violino), Jorge Priésley da Cunha (violão), Philip Maurício Andara (flauta), Rafael Henrique Morais (violoncelo), Camila Gabriela Caceres (viola), Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo), José Maikson Alves (violoncelo), Diego Alberto Anez (viola), Felipe Gonçalves Arruda (clarinete), Roque Junior Rosa (violino), Emanuel Teixeira e Silva (violino), Maria Eduarda de Oliveira (violino) e Melissa Wiletty Lazo (violino).


Eles deixam Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (10) rumo à Vitória (ES), onde se juntam à Orquestra Vale Música para três dias de ensaio. No dia 15, chegam a Dubai. Serão tomados todos os cuidados em relação à Covid-19, seguindo as orientações das autoridades de saúde, como uso de máscara, distanciamento e realização de testes.

Músicos que integram a Orquestra de Câmara do Pantanal e o Programa Vale Música fazem apresentação internacional.


Esta será a primeira vez que a maioria desses jovens faz uma viagem internacional e tem a oportunidade de se apresentar fora do Brasil. Para o maestro Eduardo Martinelli, é uma honra e um marco na carreira ser um dos responsáveis musicais por esta ação. “O que está acontecendo tem uma magnitude imensa para todos os envolvidos no Programa Vale Música. Nós trabalhamos em um espetáculo artístico de nível profissional, em que os jovens serão uma das atrações principais em um grande evento internacional”, destaca.


O Programa Vale Música é uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que visa incentivar e fortalecer a formação de crianças, adolescentes e jovens para música de concerto no Brasil.


O programa cria uma rede de colaboração entre orquestras parceiras para incrementar o ensino e a aprendizagem nos projetos de música patrocinados pela Vale, com intercâmbios entre estudantes e professores, aulas e residências artísticas. Atualmente, o Programa Vale Música conta com cinco polos de formação nos estados do Pará, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo envolvendo mais de 1000 alunos e 250 profissionais.


O PROGRAMA:

PARTIDA O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos)

Arranjo: Eduardo Martinelli Regência: Eduardo Martinelli


CAATINGA Suíte Centenária: Xote das Meninas (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) Baião (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) Asa Branca (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) Qui nem Jiló (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira) A Vida do Viajante (Luiz Gonzaga/Gonzaguinha)

Arranjo: Gilson Santos Regência: Renan Cardoso


AMAZÔNIA Boi Bumbá (Waldemar Henrique) No Meio do Pitiú (Dona Onete)

Arranjos: João Marcos Palheta Regência: Renan Cardoso


PANTANAL Meu Pião de Brinquedo (H. Gimenez) Mercedita (Ramon Sisto Rios)

Arranjo: Eduardo Martinelli Regência: Eduardo Martinelli


MATA ATLÂNTICA Paisagens Capixabas: A Baleia (Folclore) Iaiá, você vai à Penha (Folclore) Madalena do Jucu (Folclore)

Na Puxada de Rede (Amaro Lima e Chocolate)


RETRATOS BRASILEIROS: Tico-tico no fubá (Zequinha de Abreu) Brasileirinho (Waldir Azevedo) Na Glória (Raul de Barros/Ari dos Santos) Flor de Lis (Djavan) Berimbau (Baden Powell/Vinícius de Moraes) Chega de Saudade (Tom Jobim/Vinícius de Moraes) Pra que chorar?(Baden Powell/Vinícius de Moraes) Aquarela do Brasil (Ary Barroso)

Arranjo: Gilson Santos Regência: Eduardo Lucas


Com informações do Diário Digital.

2 visualizações0 comentário