• Diamante FM

Inscrição para recenseadores do IBGE encerram nesta semana

Atualizado: 21 de jan.


Nesta quinta-feira (20), durante o programa A Bronca do Eli, Elenice Cristaldo Cano, Coordenadora de Divulgação, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacou as inscrições para o concurso de recenseadores do instituto. A coordenadora convida a todos aqueles


que estão em busca de uma oportunidade de trabalho, para realizar o cadastro que estará aberto até esta sexta-feira (21), às 15h.


O programa A Bronca do Eli está ao vivo de segunda à sexta das 8h às 9h, pelas rádios Diamante FM 98,7 – Corguinho-MS; pela Portal FM 98,9 – Bataguassu – MS ; Rádio Segredo FM 106,3 – Campo Grande – MS; Rádio Moriá FM 91,7 – Bandeirantes - MS; e pelo RadiosNet que pode ser encontrado na Google Play ou App Store no seu celular.


Segundo a Coordenadora de Divulgação do IBGE, Elenice Cristaldo Cano, “ As inscrições estarão abertas até esta sexta-feira (21), às 15h, horário de Mato Grosso do Sul. No município de Corguinho, são 06 vagas para recenseador, que são aquelas pessoas que vão até as casas dos munícipes aplicar o questionário aos moradores. O Censo só alcança um bom resultado com o trabalho do recenseador, só assim, o IBGE consegue realizar a pesquisa e apresentar de forma correta à população. Essa oportunidade de trabalho é para aquela pessoa que busca uma renda extra, uma oportunidade de trabalho, trabalhadores autônomos, porque o trabalho do recenseador não tem um horário fixo, o importante é que a pessoa vá aos domicílios aplique os questionários e depois envie ao IBGE os dados coletados, ficando assim, a critério da própria pessoa o período de trabalho naquela região”, pontua.


Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o portal da organizadora do processo seletivo, que é o https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 ; ou através do site do IBGE que é o https://ibge.gov.br/ .


Ainda conforme Elenice Cano, “Temos vagas para recenseadores em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, o Censo é a única pesquisa que é realizada em todos os Estados do Brasil, e é através dessa pesquisa que vamos obter as informações sobre a nossa população.


O último censo foi realizado em 2010, deveria ter sido realizado em 2020, porém com a pandemia ficou paralisado, uma vez que não conseguimos o recurso para realizar esse projeto. Neste ano de 2022 conseguimos o recurso e iremos realizar no nosso Estado, com isso gerando oportunidade de trabalho para quem tiver interesse em nos ajudar a realizar a coleta de dados para o Censo 2022 a partir de agosto deste ano”, pontua.


Por fim a Coordenadora de Divulgação do IBGE diz, “ Somente através do Censo podemos conhecer a realidade da nossa população, auxiliando o governo do Estado, Município e do Brasil a gerar projetos de utilidade pública para melhorias das situações da população, através dos dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE”, conclui.


Colaborou Flávia Andrade - Impactomais.

5 visualizações0 comentário