• Diamante FM

Há mês na Prefeitura de Bandeirantes, Luiz Meira e equipe trabalham para por a casa em ordem


Ele assumiu o comando da Prefeitura Municipal de Bandeirantes no último dia 29 de setembro e nesse primeiro mês que se completa na próxima quinta-feira, 29, eles viram muita cosia que não esperavam encontrar no dia-a-dia do Executivo Municipal. “Nós esperávamos que as coisas estivessem mais ajustadas, que houvesse mais controle no processo administrativo” disse Luiz Meira, na segunda-feira, 26, ao ser entrevistado pelo programa “Bronca do Eli”, do radialista Eli Sousa, nas rádios Diamante e Segredo FM.


Meira afirmou que encontrou um buraco dentro do outro. “Nesses quase 30 dias, só encontramos problemas. Estamos recebendo cobrança de fornecedores todos os dias e há casos de débitos que remontam ao primeiro ano da atual administração” relatou.


Eleito vice-prefeito de Álvaro Urt, o agora prefeito Luiz Meira assumiu porque o titular foi cassado na manhã do último dia 29, sob acusação de ser suspeito de vários crimes contra a administração pública. Ou seja, Meira cumpriu o seu dever constitucional de não deixar a Prefeitura acéfala. Mas, parece que o antecessor não pensou assim e nem sequer a chave da prefeitura foi repassada a quem devia dar continuidade no processo administrativo.


Assumi a prefeitura sem chaves, com o prédio arrebentado. Ficamos tristes porque fomos eleitos juntos. Não precisava chamar a Polícia para adentrarmos ao Paço Municipal. Tivemos de consertar tudo” relatou.


AÇÕES – Desde que assumiu as rédeas do município, Luiz Meira vem tentando consertar os estragos acumulados durante os anos.


Mas, nem tudo são más notícias. A máquina já começa a andar e o novo prefeito anuncia os primeiros e importantes investimentos, como a aquisição de uma UTI para a Secretaria de Saúde, com recursos de emendas de parlamentares e que já está em processo de licitação. “Mas, o mais importante é que abrimos uma licitação agora para a compra de mais uma UIT, essa com recursos exclusivos dos cofres municipais. “Creio que seja a primeira aquisição de bem público com recursos próprios que acontece na Prefeitura de Bandeirantes nesse ano” comenta ao anunciar dois novos veículos para atender a Saúde do município.


Ainda na área da saúde, Luiz Meira acredita que o enfrentamento da Covid-19 foi feito com pouca ênfase no município, apesar de os números de caos na cidade não serem alarmantes.

Ele citou que a verba que foi destinada a Bandeirantes para combate à Covid-19 foi da ordem de R$ 1,5 milhão, mas, a Prefeitura não usou mais do que 20%, criando um questionamento sobre a destinação que será dada a esse dinheiro que o município não usou. “O que faremos com ele?” pergunta Meira e, em seguida responde: “Vamos fazer um levantamento seguro sobre como foi gasto esse dinheiro e com apoio da Secretaria de Saúde e do Comitê Gestor da Covid-19 definir como utilizar esses mais de $ 1 milhão de reais ainda disponíveis” frisou.


OBRAS - Ele relata que o parque de máquina está um verdadeiro cemitério, motivo pelo que está programado um leilão público para desovar as sucatas que se transformaram as máquinas e os equipamentos da Prefeitura de Bandeirantes.


Ele ainda anuncia que ruas do Bairro Espírito Santo vão receber asfalto, o mesmo ocorrendo em duas ruas do João de Barro. Já nos assentamentos Vida Nova e Roda Viva os moradores receberão água tratada, um benefício de salutar importância para a saúde das famílias que lá vivem e produzem alimentos.


Mas não são só boas notícias. O prefeito lamenta, por exemplo, o tratamento dado à Praça Severino Ribeiro que é lendária na cidade. Ele contou que teve um embate com um ex-prefeito que arrancou todas as arvores da praça. “Na época, me criticaram muito porque o projeto era muito bom. Agora, a prefeitura receberá a praça, como se a obra estivesse conclusa, mas sem banheiro, sem arvores e sem iluminação” relata. A praça “meia boca” deve estar pronta até o dia 12.


HOMEM DO CAMPO - Luiz Meira anuncia ainda a aquisição de um ônibus para que os assentados possam ir e voltar à cidade cumprir seus compromissos, assim como a construção de uma feirinha para os pequenos produtores comercializarem seus produtos. O os ônibus atenderão aos quatro assentamentos entre um e duas vezes na semana. Também terá início a construção de 10 boxes ao lado da rodovia, onde funcionará a feirinha, dando melhores condições para a comercialização de produtos da agricultura familiar.


Outra preocupação de Luiz Meira é o setor do agronegócio. Bandeirantes hoje se insere entre os 20 municípios maiores produtores de grãos do Estado. Porém, o homem do campo não vinha recebendo a atenção merecida. “Estamos dispensando uma atenção especial às pontes e estradas rurais, pois, somos um município com o agronegócio muito forte”.


Luiz Meira lembra que a meta a ser atingida pela Secretaria que atua no setor de fomento da produção é município chegar em breve aos 100 mil hectares plantados de seja, milho e outros produtos agrícolas. “Mas, para isso acontecer, o poder público tem que consertar as estradas e as pontes para o agricultor escoar a produção com segurança. O produtor não pode ficar ilhado em sua propriedade” destaca o prefeito.


SERVIDORES PÚBLICOS – Uma coisa o prefeito não negou. Enquanto o prefeito cassado esteve no comando do município, os salários dos servidores foram pagos em dia.


Porém, servidores e professores que tinham resíduos salariais para receber desde o começo do ano não foram atendidos pela administração. “Nós só não vamos pagar integralmente esse resíduo salarial por causa da lei eleitoral. Porém, a partir de 15 de novembro, quando passar a eleição, vamos começar a regularizar. Vamos pagar o 13º até o dia 15 de novembro e o restante até o fim do ano. Os servidores estavam recebendo em dia e nós vamos manter essa conquista”.


Católico, Luiz Meira diz que pretende fazer uma licitação para construir uma rotatória na Rua Luiz Flores, para regularizar o transito. “E aí vamos aproveitar e na rotatória vamos colocar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Município, que foi doada pela comunidade ao município” adianta.


APOIO – Luiz Meira disse que vem recebendo manifestações de apoio de todos os segmentos da sociedade e aproveitou a entrevista que estava sendo seguida por grande parte da população de Bandeirantes pelas mídias sociais, na cidade, e pela Diamante FM, na área rural, para agradecer esse apoio popular, dos servidores públicos e do seu secretariado que não tem medido esforços para garantir que a máquina administrativa não pare.


Com relação à Câmara Municipal de Bandeirantes, ele se lembra que no início da administração, quando o prefeito ainda o ouvia, ele sempre pediu um melhor alinhamento do chefe do Executivo com os membros do Legislativo. “Eu sempre tive essa boa relação. Com entendimento sempre se chega a bom termo e, hoje, recebo todo apoio da Câmara e agradeço essa força. Se há essa harmonia, haverá sempre benefício para o povo”.


Ele diz que tem portas abertas com todos os deputados estaduais e com o governador Reinaldo a quem vai procurar para lhe pedir apoio para esses últimos dois meses à frente da Prefeitura. “Vamos ao governador, porque sabemos que o Reinaldo está sempre pronto a ajudar os municípios”.


Meira relata, por fim, que, no apagar das luzes do ano de 2020, vai visitar o Senado Federal e a Câmara dos Deputados em busca de emendas parlamentares tão importantes para o desenvolvimento do município. “Sei de relatos de prefeitos que conseguiram grandes somas em emendas nos últimos minutos de 31 de dezembro. Vou lá em busca de emendas para deixar encaminhadas para serem usadas pelo próximo prefeito em benefício do povo”.


Já se despedindo dos ouvintes, Luiz Meira se lembrou de informar que é seu desejo e de sua equipe de preparar a cidade para a chegada do Natal e do Ano Novo com uma iluminação especial. “Depois de tantas incertezas, nada melhor do que celebrar o Nascimento de Jesus e a chegada de Ano Novo com um clima de muita luz” finalizou.

28 visualizações
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS