• Diamante FM

Estados Unidos doarão equipamentos para controlar incêndios florestais em Mato Grosso do Sul


Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) doará equipamentos de comunicação emergencial auxiliar na prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul.


Os instrumentos somam R$120 mil e


incluem 10 rádios de comunicação, 10 repetidoras de sinais, 10 antenas verticais e 10 direcionais.


Eles serão utilizados para beneficiar os órgãos envolvidos no combate a incêndios florestais no Pantanal e em todo Estado, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.


A entrega será feita em cerimônia nesta quinta-feira (23), às 16h, com a participação do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), adida de imprensa do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Natalia Molano, e demais representantes do governo Estadual.


Os equipamentos de comunicação foram solicitados através da ONG Força Tarefa Brasileira.

“Durante o desenvolvimento da Assistência Técnica, observou-se a deficiência de comunicações para as equipes de resposta das múltiplas agências envolvidas", explicou o especialista em gerenciamento de riscos do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA, Vicence Lapolli.


As primeiras repetidoras de sinal serão instaladas no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, uma área de transição entre o Cerrado e o Pantanal que faz parte de um complexo de 15 áreas de conservação, e que teve mais de 30% dos 30,6 mil hectares queimados por incêndios em 2020.


Quando estiverem todas instaladas, serão capazes de atingir sinal em um raio de até 500km, o que facilitará a comunicação entre os diferentes órgãos e brigadistas em campo, em casos de incêndios florestais e outros desastres.


O projeto coordenado pelo Escritório de Assistência Humanitária da USAID (USAID/BHA) foi iniciado em 2020 e também prevê assistência técnica e capacitação.


No dia 24 de setembro, se encerra um curso de quatro dias de Bases Administrativas para Gestão de Riscos (BAGER) para integrantes do Comitê do Fogo de MS de vários órgãos.

2 visualizações0 comentário