© 2018 Desenvolvido por Indoor Brasil

Diamante Fundo Transparente.png

Enem divulga resultado das provas e candidatos já podem conferir nota


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgou as notas da prova nesta sexta-feira (18) na Página do Participante e no aplicativo. Em todo o Brasil, mais de 4,1 milhões de estudantes fizeram as provas e podem ter acesso aos resultados do exame na área de linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.


Vale lembrar que o gabarito foi divulgado ainda no dia 14 de novembro, três dias após a prova. Entretanto, a nota do Enem é calculada de acordo com a TRI (Teoria de Resposta ao Item), que não estabelece um valor fixo para cada questão. O método funciona de acordo com o percentual de acertos e erros da questão. Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.


O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve divulgar o gabarito com detalhes da correção da redação apenas no dia 18 de março. A correção tem função apenas pedagógica e não é possível interpor recurso. A nota dos treineiros também só será divulgada no dia 18 de março.


Para conferir o resultado do Enem, o estudante deve acessar a Página do Participante, incluir o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e digitar a senha cadastrada. A nota só pode ser consultada individualmente.


Com os resultados, os estudantes podem concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), a bolsas em instituições privadas pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), e participar do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).


O Sisu abre as inscrições na terça-feira (22) e os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis. As universidades públicas de Mato Grosso do Sul vão ofertar 7.883 vagas no primeiro semestre de 2019. O número de vagas oferecidas é 1,2% menor do que o ano passado quando foram oferecidas 7.981 vagas para o mesmo período.


As inscrições para o ProUni poderão ser feitas a partir de terça-feira (22), e para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Calendário do Sisu


Inscrições: 22 a 25 de janeiro.

Resultado da chamada regular: 28 de janeiro.

Prazo para participar da lista de espera: de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Data para a matrícula regular: de 30 de janeiro e segue até 4 de fevereiro.

Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 7 de fevereiro.