• Diamante FM

Audiência para debater ações contra queimadas no Pantanal terá participação de 8 entidades públicas


As queimadas no Pantanal já destruíram 23% da vegetação entre janeiro e setembro contabilizando além da perda grande de floresta, a morte de vários animais. Para debater ações, a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), realiza audiência pública nesta quarta-feira (30) com a participação de ao menos 8 entidades públicas.


A reunião será por videoconferência e começa às 15h. Devem participar, representantes do Instituto Homem Pantaneiro, Ministério Público Estadual, Ibama, PMA (Polícia Militar Ambiental), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.


Também foram convidados representantes do Instituto SOS Pantanal, do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), e outros atores envolvidos com a questão ambiental.


O presidente da Alems, Paulo Corrêa (PSDB), citou operações em andamento para combate ao fogo. “Está em curso a Operação Pantanal II, que reúne bombeiros de Mato Grosso do Sul e do Paraná e brigadistas do Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e de organizações não-governamentais”.


Corrêa disse que a audiência vai contribuir e auxiliar na busca por soluções que somam nas ações de combate ao fogo. “Também podemos discutir uma legislação mais enérgica contra os responsáveis pelas queimadas, e, ainda, debater sobre proteção deste bioma tão importante para região e o país”.


Lucas de Lima (SD) presidente da Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis, reforça a preocupação sobre a situação do Pantanal. “A atual situação é preocupante e alarmante, tendo em vista que pela primeira vez na história o Pantanal teve o mês de setembro com mais focos de incêndio, o fogo já destruiu 85% do Parque Estadual Encontro das Águas, refúgio das onças pintadas. Além das queimadas o pantanal enfrenta uma seca histórica, o que contribui para o alastramento das chamas”, reiterou.


A audiência poderá ser assistida, em tempo real pelo Youtube, TV Alems, Rádio Alems e Facebook da Casa de Leis.

5 visualizações
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS