• Diamante FM

Atrativo de Bonito ganha prêmio nacional por turismo sustentável


Turismo sustentável! Se você ainda não é adepto, certamente já ouviu falar nessa ideia que propõe a prática de atividades turísticas levando em conta seus impactos econômicos, sociais e ambientais futuros. Em destinos de natureza no Brasil e no resto do mundo já se percebe o esforço dos empresários do setor no sentido de trabalhar no mercado de viagens sem deixar de se preocupar com seus efeitos negativos.


Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, a Estância Mimosa Ecoturismo, especializada em passeios de trilhas, cachoeiras e contemplação de aves, localizada a 24 km do centro de Bonito, município distante 297 km de Campo Grande, acaba de conquistar o tradicional Prêmio ECO 2020/2021, na categoria Práticas de Sustentabilidade. A Estância concorreu com o trabalho “Sustentabilidade é a alma do nosso negócio” e foi vencedora ao lado de empresas nacionais como a Natura, Avon, Claro e Santander Brasil.


A diretora de Sustentabilidade da Estância Mimosa, Luiza Coelho, disse que todos da equipe responsável pelo atrativo ficaram felizes em saber que suas ações de preservação da fauna e da flora encantaram os juízes do Prêmio Eco. “Nosso desejo como empresa familiar é encantar cada visitante com a beleza e delicadeza deste pedacinho de chão que é a Mimosa, o qual cuidamos com muito carinho”, ressaltou ela.


Trilhas, banhos em cachoeiras de águas cristalinas e contemplação de animais silvestres em 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso. É o que você vai encontrar na Estância Mimosa Ecoturismo, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais visitados na região da Serra da Bodoquena.


É um passeio que encanta pelo contato intenso com a natureza. A paisagem é singular e a programação de caminhadas por 2,8 km de trilhas em meio à vegetação do cerrado, contemplação de aves, cavalgadas e mergulhos em piscinas naturais, por exemplo, com certeza vão fazer você esquecer a correria da vida urbana.


No passeio você tem a oportunidade de avistar aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto, além de uma grande variedade de animais silvestres, desde macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado. São mais de 250 espécies de aves catalogadas.


Os animais chamam a atenção, mas as cachoeiras também encantam os turistas. E são muitas, nove no total, cada uma mais interessante que a outra, como a Cachoeira Mutum, a Cachoeira do Desejo, Cachoeira da Água Doce, Cachoeira do Sinhozinho, Cachoeira do Saí-Andorinha e a Cachoeira do Sol, além de quatro mirantes para contemplação da morraria da Serra da Bodoquena. O passeio ainda inclui almoço a base de comida regional preparada em fogão à lenha.


O acesso é pela rodovia MS-178 que liga Bonito ao município de Bodoquena;


- Informações sobre valores dos pacotes e agendamentos de visitas somente nas agências de turismo de Bonito;


- O pacote inclui seguro de acidentes pessoais vigente durante o passeio, guia credenciado pelo atrativo e colete salva-vidas;


- Não é permitido calçado aberto nas trilhas;


- Na sede do atrativo há restaurante, bar e loja de souvenirs que aceitam cartões de crédito.

4 visualizações0 comentário