© 2018 Desenvolvido por Indoor Brasil

Diamante Fundo Transparente.png

Aproximação de frente fria promove tempestade com ventos de 90 km/h no Estado

Atualizado: 4 de Out de 2019


Após Mato Grosso do Sul registrar a maior temperatura do País nesta terça-feira (1°), com 41,3°C em Três Lagoas, o tempo deve mudar com a aproximação de uma frente fria e há alerta para temporais, com chuvas fortes, ventos de até 90 km/h, raios e queda de granizo em todo o Estado. O alerta está vigente desde a noite de ontem (2) e MS deve ficar em atenção para ocorrência de tempestade pelo menos até domingo (6).


Conforme o Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na madrugada de quinta-feira (3), as condições meteorológicas de convergência de ventos quentes e úmidos de norte aliada a aproximação de uma frente fria pelo Paraguai promovem pancadas de chuva fortes e trovoadas, com possibilidade de queda de granizo em pontos isolados do Estado.


Durante o dia, o sistema frontal oscila pelo sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde deve ocorrer queda nas temperaturas. Mínima prevista é de 16°C, mas as máximas ainda continuam elevadas, podendo chegar a 38°C.


Nas demais áreas, o tempo também será instável, com chuvas e trovoadas, mas temperaturas permanecem altas e caem apenas a partir de domingo, com o reforço do ar frio conseguindo vencer o bloqueio atmosférico.


Em algumas localidades a chuva acumulada pode passar dos 80 mm no período.


Conforme o aviso meteorológico do Inmet, orientação é para que, em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.


Também é indicado não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de problemas relacionados ao temporal, como alagamentos e queda de árvores, a pessoa acione a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros, pelos telefones 199 e 193, respectivamente.