• Diamante FM

Após mais de um ano e meio, Mato Grosso do Sul não tem mortes por Covid-19 em dois dias consecutivos

Atualizado: Out 14


Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul não registraram nenhuma morte por Covid-19 nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12), conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).


O recorde de óbitos ocorreu em meados de março, quando o Estado registrou 74 mortes em um único dia.


O avanço da vacinação reflete na queda do número de testes positivos, internações, óbitos, taxa de letalidade e contágio por Covid-19.


A campanha de imunização contra Covid-19 começou em 19 de janeiro de 2020 em Mato Grosso do Sul.


Mato Grosso do Sul tem 60,98% da população totalmente imunizada contra a Covid-19, com as duas doses ou dose única da vacina.


Este percentual representa 1.713.048 pessoas, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).


Se contar o público acima de 18 anos, o percentual sobe para 79,51% da população sul-mato-grossense.


O Estado tem 77,07% do público geral vacinado com pelo menos uma dose da vacina. Este percentual abrange 1.930.438 sul-mato-grossenses. Se contar apenas a população adulta, o percentual sobe para 95,13%.


A terceira dose da vacina contra Covid-19 ou dose de reforço foi aplicada em 190.027 idosos acima de 60 anos e imunossuprimidos, o que representa 42,32% do público-alvo.


Em relação aos adolescentes, 74,99% foram vacinados e 23,38% imunizados. São 242.417 doses aplicadas na faixa etária de 12 a 17 anos.


De acordo com dados do Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), 75 pessoas encontravam-se hospitalizadas na última segunda-feira (11) em Mato Grosso do Sul. O recorde de internados ocorreu em 8 de junho deste ano, quando 1.339 pessoas estavam hospitalizadas.


A taxa de contágio está em 0,82. O recorde ocorreu em meados de junho deste ano, quando a taxa de contágio bateu os 1,14. É necessário que a taxa de contágio esteja em menos de 1% para haver sucesso no enfrentamento à pandemia.


Foram registrados 363 casos confirmados de Covid-19 no último fim de semana. O recorde de testes positivos no intervalo de um dia ocorreu em no começo de junho, quando o Estado registrou mais de três mil casos em um único dia.


O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, comemora comemora a desaceleração da pandemia em Mato Grosso do Sul.


Vacinação em massa em nosso Estado e a excelente adesão da população à campanha estadual de imunização contra a Covid nos colocaram em primeiro lugar no país e isto, foi de fundamental importância para que atingíssemos este cenário – de estabilidade da doença”.


Resende lembra que a pandemia ainda não acabou e que é necessário manter as medidas de biossegurança.


Apesar dos excelentes resultados, a pandemia não passou e é preciso seguir todas as recomendações de biossegurança. Os municípios precisam continuar com a vacinação e fazer a busca ativa daqueles que ainda não tomaram nenhuma vacina contra a Covid-19”.

4 visualizações0 comentário