• Diamante FM

Após 11 anos parada, indústria retoma atividades com geração de 300 empregos em MS


Após 11 anos parada, uma indústria em Caarapó, irá retomar as atividades no município, com potencial de geração de 300 empregos diretos. A indústria esmagadora de soja vai processar 450 mil toneladas do grão por ano e gerar faturamento próximo de R$ 1 bilhão.


Localizada próximo à BR-163, em uma área de 30 hectares, a esmagadora de soja possui estruturas de recepção de grãos em cidades que até pouco tempo atrás não tinham aptidão para a agricultura, como Bandeirantes e Bela Vista. As atividades devem começar no próximo mês.


O novo complexo industrial da Lar Cooperativa Agroindustrial tem capacidade de processar 1,5 mil toneladas de soja por dia. Também é capaz de produzir 300 toneladas de biodiesel a cada 24 horas.Toda a estrutura da indústria ficou parada por 11 anos, até que foi comprada e revitalizada pela Lar em 2019.


Quando você expande para novas áreas de agricultura, aumenta a produção e já cria uma rede de armazenagem – que é o que essa cooperativa fez – você industrializa esse produto em Mato Grosso do Sul com opção de biodiesel, óleo e farelo. Essa é a lógica definida na cadeia produtiva”, explicou o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).


A instalação da indústria foi viabilizada pelo Governo de MS, com apoio do município, também R$ 219 milhões de investimento privado.


A instalação do novo empreendimento da Lar em Caarapó, dentro do Programa Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento do Cooperativismo em Mato Grosso do Sul (Procoop), contribui para o desenvolvimento da atividade que em 2017 foi responsável por 10% do PIB Estadual.


Hoje, a Lar é considerada uma das principais cooperativas do Paraná. O grupo está há mais de 20 anos no Estado, tem 17 locais de operações e possui 37 armazéns. “Seguramente, temos uma das maiores capacidade estática de recebimento e armazenagem de grãos em MS”, destacou o diretor-presidente Irineo Rodrigues.

5 visualizações
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS