• Diamante FM

Altas temperaturas em Mato Grosso do Sul se mantêm até a próxima semana

Atualizado: Out 13


Mesmo com pancadas de chuva que atingiram o estado, temperaturas previstas continuam altas até o feriado. Os municípios com maior volume de chuva foram Campo Grande e Ribas do Rio Pardo.


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mesmo com as chuvas estimadas para ocorrer entre os dias 11 e 20 deste mês, o acumulo de precipitação ficará abaixo da média histórica em todas as regiões do Estado, com até 50mm. “As chuvas ainda ocorrerão com certa irregularidade, possibilitando o atraso no período chuvoso em Mato Grosso do Sul.”


A meteorologista do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues, detalha que a tendência é que a partir de domingo (11) as chuvas retornem em parte da região centro-oeste em forma isolada. As temperaturas mais elevadas também começaram a diminuir na próxima semana.


O aumento da umidade vem em parte através dos ventos de noroeste amazônicos que começam a ficar mais úmidas nesta época do ano, da brisa marítima que vem do Oceano Atlântico e de áreas de instabilidade juntamente a aproximação de frente fria no sul do país”, explica Rodrigues.


Com isso, há um auxílio no retorno das pancadas de chuva que poderão ser acompanhadas de trovoadas em parte do Mato Grosso do Sul. Segundo Rodrigues, o padrão de bloqueio atmosférico será rompido nos próximos dias.


Nesta quarta-feira o Inmet registrou volume de 4,0 milímetros em Campo Grande e 1,4 mm em Ribas do Rio Pardo. Sidrolândia também contou com chuvas rápidas e teve 0.4mm. Mesmo com chuva as três cidades continuaram com temperatura média de 39 °C.


De acordo com a meteorologista, as chuvas recentes são provenientes da umidade relativa do ar vinda do norte, que gerou áreas de instabilidades e desencadeou as chuvas rápidas.


Rodrigues explica que, entre hoje (8) e amanhã (9), às condições de tempo permanecerão estáveis, com temperaturas muito elevadas e índices de umidade relativa do ar em níveis de atenção e alerta no estado.


Segundo dados do Inmet, as temperaturas de outubro em Mato Grosso do Sul variam entre 18 °C a 35 °C, onde as regiões pantaneira e norte sendo as mais quentes. A previsão é que as temperaturas fiquem acima da média devido a forte onda de calor nos primeiros dias do mês e aos níveis de massa de ar seco presentes na atmosfera decorrentes das queimadas no Pantanal.


De acordo com Inmet, as temperaturas máximas previstas para os dias 10 à 12 de outubro em Campo Grande variam de 38 °C à 42ºC. As mínimas se mantém em torno de 22 °C.


A umidade máxima relativa do ar ficam entre 40% e 70%, enquanto a mínima se mantém em média de 10%. Não há previsão de chuvas até o início da semana.

2 visualizações
© 2020 Desenvolvido por Indoor Brasil
Logo Branca.png

Rua José Vieira Flores QD 18 L 9. Recanto Dos Pintados - Corguinho MS